Branding e Marketing

Branding e Marketing: Quais as diferenças?

Branding e Marketing qual é o melhor para uma marca? Há muitas dúvidas, mesmo entre profissionais, sobre qual destas estratégias é mais importante, ou não, para uma marca.

Tanto o Branding como o Marketing são estratégias de marca. Na minha opinião, são como duas irmãs que dependem uma da outra. As vendas e a fidelização de clientes são uma consequência da utilização tanto do Branding como do Marketing.

Mas então o que é o Branding e o Marketing? E como é que podes utilizar estas estratégias para o sucesso do teu negócio?

O que é o Branding

Branding é a essência da tua marca, para além do logotipo, cores, website e redes sociais, o Branding é uma estratégia que tem como objetivo construir uma percepção na mente das pessoas acerca da tua marca, ou seja, o que é que pensam acerca da tua marca.

A estratégia de Branding responde a perguntas como:

  • Qual é o propósito da tua marca?
  • Qual é a tua visão e missão?
  • Quais são os valores pelos quais o teu negócio se guia?
  • Qual é a audiência da tua marca, e como queres que eles se sintam com os teus produtos, ou serviços?
  • Qual é o sentimento, e transformação, que queres evocar na vida das pessoas?
  • Como é que a tua marca comunica?

Respondendo a estas, e outras mais questões, o Branding torna a tua marca mais humana, e promove o sentido de conexão emocional com os consumidores, que se alinham com os valores e propósito do teu negócio.

O que é o Marketing

O Marketing é uma estratégia de divulgação, e tem o objetivo de aumentar a visibilidade, atrair pessoas para a tua marca e gerar vendas.

As acções de Marketing são direcionadas para o teu público-alvo, de forma a que possas dar a conhecer a tua marca ou relembrar a quem já a conhece.

Estas acções de divulgação da marca podem ser feitas online ou offline:

  • SEO – Otimização de websites para os motores de busca
  • Marketing de conteúdo – Criar e publicar conteúdo de valor, que educa a audiência
  • Promoção de produtos, ou serviços, nas redes sociais
  • Campanhas impressas
  • Rádio e/ou televisão

A divulgação é um mundo, existem vários métodos e opções que podes utilizar para promover a tua marca e fazê-la chegar a mais pessoas. Estas ações podem ser usadas em simultâneo, ou individualmente, como por exemplo o marketing de conteúdo que pode ser feito nas redes sociais.

Afinal quais são as diferenças entre Branding e Marketing?

Agora que sabes o que é cada uma destas estratégias, vou falar-te em concreto das suas diferenças.

Enquanto que o Marketing serve para promover os teus produtos, ou serviços, o Branding cria um posicionamento na mente da audiência, e faz com que as pessoas reconheçam e se identifiquem com a tua marca.

  • O Marketing atrai e expõe a tua marca para o primeiro contacto da audiência, e o Branding mantém a atenção e cria a relações
  • O Marketing gera vendas e o Branding cria reconhecimento e lealdade
  • As estratégias de Marketing mudam frequentemente, o Branding é um guia constante para as ações da marca
  • O Branding tem impacto nos clientes mas também nos membros da equipa

Apesar de terem objetivos e resultados diferentes, tanto o Branding como o Marketing têm conceitos em comum. Ambas as estratégias devem ter sempre em foco a audiência. Se não conheceres a fundo as pessoas que queres alcançar, tanto a divulgação com o Marketing, como o relacionamento com o Branding, vão falhar.

O que vem primeiro?

O Branding é a base para as estratégias de Marketing, e por isso deve ser definido em primeiro lugar. Mesmo que seja uma marca pessoal, ou uma pequena empresa, é fundamental construir a essência da marca, os valores que guiam as decisões e comportamentos do negócio, e só depois planear os métodos e ferramentas de divulgação.

Não podemos atrair pessoas se não temos definido quem é a marca, mas também não podemos definir apenas o Branding porque basicamente estaríamos a falar sozinhos.

Qual deves utilizar para o teu negócio?

A resposta é simples: as duas!

Sem uma estratégia de Branding podes alcançar o sucesso, mas com Branding, o teu sucesso vai ser maior. Todas as construções têm uma base sólida, e pilares que sustentam o seu peso. O Branding é a base do monumento que é a tua marca, e o Marketing é o que vai atrair as pessoas para que olhem e apreciem o seu esplendor.

O Marketing acompanha as tendências do mercado, mas o Branding permanece o mesmo. Ainda que existam algumas mudanças internas, raramente mudas drasticamente os princípios, a missão, visão e o propósito da tua marca.

O Branding é a alma do teu negócio, é o compromisso que tens diariamente com a tua audiência, desde a presença nas redes sociais a serviços pós-venda. É quem a tua marca é, e que faz com que as pessoas se identifiquem e mantenham um relação próxima com a tua marca. O Marketing trata de atrair novos clientes, ou relembrar seguidores.


Queres ter uma marca que atrai e cria relações fortes com os teus clientes?

Eu ajudo-te a criar a tua estratégia de Branding!


Artigos relacionados

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *