Rebranding vs refresh
Marias Há Muitas sobre nós

Rebranding ou Refresh: qual a melhor opção?

Esta é pergunta de um milhão! A escolha entre rebranding da marca ou um simples refresh depende de vários fatores, incluindo os objetivos da tua marca, as perceções do público e o cenário competitivo em que te encontras.

Embora estejamos num ambiente digital em constante evolução, estes dois termos são frequentemente utilizados de forma intercambiável, mas não te enganes – eles têm as suas diferenças e hoje nós vamos mostrar-te quais são para que o teu próximo passo seja mais informado.

REBRANDING: UMA TRANSFORMAÇÃO COMPLETA

O rebranding é como uma nova temporada da série que adoras, com novos desafios e personagens, traduzida numa nova visão, voz e representação visual. No entanto, quando bem executado, o pode rejuvenescer um negócio, alinhá-lo com as tendências atuais do mercado e criar um vínculo emocional mais forte com os clientes.

Porquê escolher a reformulação da marca?

    • Desatualização visual: O teu logótipo, esquema de cores ou aparência geral parecem antiquados.
    • Mercado em evolução: O mercado está em constante mudança e este processo pode ajudar-te a ficar à frente das tendências e dos concorrentes.
    • Mudança de público: À medida que o teu público evolui, a tua marca precisa de refletir os teus valores e preferências.
    • Fusões e Aquisições: Quando as empresas se fundem, uma reformulação pode unificar a nova entidade sob uma identidade coesa.

Exemplos de rebranding de sucesso

 

APPLE

No seu começo era conhecida pelos seus computadores desajeitados, mas a Apple mudou a sua marca no final da década de 90, concentrando-se num design elegante e inovador, acabando por se transformar numa das gigantes da tecnologia com seguidores de culto.

Rebranding
Primeiro logótipo da Apple (1976)
Rebranding Apple
Apple (2017)

Dunkin

Como tantas outras, a Dunkin teve vários rebrandings ao longo do tempo que a transformaram cada vez mais numa marca ousada. Então foi-se reinventando e posicionando da melhor forma para refletir os produtos que vende, e por isso é que perdeu o “Donut do nome”.

Rebranding
Evolução do logótipo da Dunkin, fonte 1000logos

Afinal de contas, uma das nossas missões principais reside em orientar cada marca através do processo de rebranding garantindo que elas voltem mais fortes, mais relevantes e profundamente conectadas com o seu público – e desse modo ajudamos-te também a redefinir o teu propósito, missão e valores – criando uma nova identidade que ressoe a todos os níveis… mas calma que ainda não acabamos, porque agora vamos mostrar-te a realidade de um refresh e se isso é o que faz sentido para a tua marca ou não.

Refresh: uma atualização suave

Por outro lado, o refresh é o remake de um filme que amas, onde a essência se mantém, mas os efeitos especiais e o roteiro estão muito mais atuais! Uma atualização de marca tem menos a ver com mudar quem és e mais com o atualizar a forma como te apresentas. É como dar uma nova camada de tinta à tua marca para garantir que ela permaneça relevante e atraente sem alterar a tua identidade fundamental.

Quando considerar uma atualização de marca?

  • Pequenas mudanças na estratégia: Alterações na tua estratégia de negócios que não exigem uma reformulação completa.
  • Problemas de consistência: Trazer uma aparência mais unificada em todas as plataformas e materiais.
  • Feedback do público: Ajustar a tua marca com base no feedback do cliente, mantendo a tua identidade principal.

Exemplos refrescantes

Google

Outra gigante da tecnologia que ajusta regularmente o seu logótipo para mantê-lo moderno e atualizado, sem perder o seu reconhecimento.

Rebranding
Evolução do logótipo da Google, fonte 1000logos

Starbucks

Ao longo dos anos, a Starbucks simplificou e modernizou o seu logótipo, alinhando-se ao posicionamento contemporâneo da sua marca.

Rebranding
Evolução do logótipo da Starbucks

Na Marias Há Muitas, os nossos serviços envolvem o aperfeiçoamento dos elementos existentes para dar uma nova vida à tua marca, garantindo que permaneça envolvente sem perder a essência que os teus clientes amam. Sabemos que a decisão de embarcar numa reformulação da marca ou optar por uma atualização depende da profundidade da mudança que o teu negócio precisa mas…

MAS AQUI TENS ALGUMAS QUESTÕES QUE PODES NA HORA DE ESCOLHER entre rebranding ou refresh:

👉 Estás a mudar o teu modelo de negócios, objetivos, ou público-alvo?

👉 A tua marca atual está a “atrapalhar” o teu crescimento?

👉 Tens confiança quando apresentas a tua marca, ou sentes alguma vergonha?

👉  Precisas de uma revisão completa ou apenas de uma atualização visual para te manteres atualizado?

Nós ajudamos a responder a estas perguntas, aqui não oferecemos apenas serviços, oferecemos parcerias. Caminhamos ao teu lado, garantindo que cada decisão está alinhada com a tua visão, e objetivos a longo prazo.

Clica no botão abaixo descarrega o nosso guia de rebranding gratuito, e conhece o nosso processo. 👇